São Paulo necessita de bons projetos

vista aérea da cidade

rio aricanduva


Para quem conhece a cidade de são paulo, sabe muito bem quais são os seus problemas:

- tráfego muito intenso;
- saturação do transporte público ;
- poluição do ar e do meio ambiente ;
- poucos espaços públicos de qualidade ;
- enchentes ;
-etc;

São muitos os problemas gerados durante o decorrer dos anos com o desenvolvimento sem qualquer planejamento e infra estrutura da maior cidade brasileira. São Paulo hoje tem mais de 18 milhões de habitantes, sendo a terceira maior cidade do mundo.
Durante anos sofremos com políticas públicas inescrupulosas e direcionadas ao favorecimento das classes ricas. O processo de qualificação e contratação de projetos é por meio de licitação, isto é, ganha quem cobra menos.
Este tipo de política pública vem destruindo a imagem da cidade que se quer garante um serviço bem feito, tendo assim de contratá-lo numa rotatividade muito grande.Um exemplo pessoal disso é um projeto aqui perto de casa, no rio Aricanduva onde antes de terminá-lo, já dava para perceber o erro do projeto : áreas onde foram criadas barragens para diminuir a velocidade do rio entupiram-se durante a estação do verão com as fortes chuvas, isso porque o rio não traz somente agua junto com ele como também uma grande quantidade de materiais e o próprio solo, e este solo fez criar-se uma barragem natural muito maior do que aquela construída, aumentando o nivel dágua daquela região e consequentemente aumentando o risco de enchente onde normalmente não existia.
O que quero dizer com este exemplo é que projetos precisam ser bem feitos, pensados para apenas mante-los no seu estado integro.
Necessitamos de politicas mais sérias e criteriosas como ocorriam antigamente com lançamento de concursos onde ganhava o melhor projeto dentro do orçamento previsto. O valor da obra deve estar pré estabelecido acabando assim com qualquer meio de fraude e manipulação. Precisamos de projetos que resistam durante o tempo, que utilizem materiais de primeira e não de castelos de areia.

0 comentários: