Eleições no Iran


Mir Hossein Mousavi Khameneh

As eleições presidenciais no Iran estão sendo realizadas este ano e as suspeitas de fraudes vem trazendo milhares de pessoas as ruas de Teheran. A disputa ficou entre dois candidatos: o atual presidente Mahmoud Ahmadinejad e o canditato da oposição Mir Hossein Mousavi Khameneh.
O que mais me chama a atenção nesta eleição são as manifestações dos líderes políticos de nações como EUA, França, Inglaterra contra a eleição do então presidente Mahmoud Ahmadinejad. Com a vitória da base governista, milhares de pessoas foram as ruas para protestar contra as eleições supostamentes fraudulentas . Um ato muito bonito, porém como sempre de exagerado fanatismo, causando a morte de algumas pessoas.
Um fato curioso que pode ter passado desapercebido (porém não por mim) é do atual presidente ser engenheiro civil e ter um discurso mais conservador e radical enquanto que o candidato da oposição é arquiteto e o seu discurso é mais passificador e moderado.

segundo plano monumento a liberdade

Ironicamente uma eterna briga entre engenheiros e arquitetos ocasionalmente vai se tornar parte da história, porém obviamente com motivos que não abordam os famosos sombreamentos da profissão.
Fica aqui a minha torcida pela virada de mesa e apoio a população do Irã pela eleição do arquiteto Mir Hossein Mousavi Khameneh.



0 comentários: