Por uma nova arquitetura – parte I

Peter Zumthor : arquiteto laureado como o Pritzer do ano 09
uma nova figura no cenário internacional


Não quero aqui criar um saldosismo elogiando grandes arquitetos modernistas como os que conhecemos. Esta história já foi contada. Venho aqui vos dizer por uma nova arquitetura, uma arquitetura que represente a nossa geração, sem simbolismo, estilismo ou qualquer ismo que cause repetição.

Busco o novo, denovo. Um novo dilema, um novo panorama, um novo discurso popular, novas tecnologias e formas livres do estilo que vem se consagrando atualmente. Uma arquitetura figurativa empoeirada de um tempo que já passou, um discurso velho que já não cabe mais, não podem mais continuarem a existir. O mundo mudou.

Vivemos hoje num panorama muito diferente do começo do século, afinal nos libertamos, através da arte,política e economia dos fantasmas que nos prendiam no passado. Atualmente o que nos deparamos é com a liberdade, esta que nos mostra um mundo totalmente acessível, seja pela tecnologia quanto pela superação das barreiras físicas, culturais e linguísticas. Nos entendemos como um só. E este discurso é a base da arquitetura atual. Uma arquitetura pluralista fruto de um multiculturalismo mundial.

0 comentários: