Cidade da Música






O Rio de Janeiro se prepara para inaugurar mais uma obra de prestígio internacional , agora fora do habitual cenário carioca do arquiteto Oscar Niemeyer.
Christian de Portzamparc – ganhador do Prêmio Pritzker Prize em 1994 – é hoje, ao lado de Jean Nouvel (atual vencedor do pritzker price) e de Dominique Perault, um dos arquitetos mais populares na França e criador da Cidade da Música no Rio de Janeiro.
A Cidade da Música Roberto Marinho, com previsão de inauguração entre novembro e dezembro de 2008, será a nova sede da Orquesta Sinfônica Brasileira e o principal centro de espetáculos musicais do estado do RJ. Localizada na Barra da Tijuca (zona oeste), abrigará a maior sala de concertos de orquestra sinfônica e ópera da América do Sul, com até 1800 lugares.
Segue um trecho da entrevista dada ao site vitruvius em 2001:

"Nanda Eskes: Você ainda tem sonhos?

Eu sempre quis muito fazer música. Martim (artista plástico do escritório) me deu um piano e me disse que eu deveria recomeçar. A música é uma energia. Mas eu sempre estou interessado numa pergunta: “além de como sonhamos, como pensamos em arquitetura?” Temos idéias que não estão no programa, que não são frases, que não são apenas linguagem, mesmo quando a comunicamos. É algo que se passa tanto na arquitetura como na música. Trata-se de uma capacidade de dizer ou comunicar coisas sem a linguagem. Fascina-me ver o que acontece quando cessa a linguagem. Mesmo assim, toda a tradição ocidental insiste em dizer que o pensamento só se passa através da linguagem.... "

Acho que este trecho da entrevista mostra sua paixão pela música.

Obra:Casa da Música Roberto Marinho

Área do terreno: aproximadamente 95 mil m²

Área construída: 87.403 m²

Arquiteto: Christian de Portzamparc

0 comentários: