Caminho Niemeyer


fonte: www.picasaweb.google.com


fonte:
www.flick.com


Caminhos Modernos


"O mais importante não é a arquitetura, mas a vida, os amigos e este mundo injusto que devemos modificar."

Oscar Niemeyer

Niemeyer dá curvas ao concreto armado ao longo da orla de Niterói, para formar a mais nova referência mundial do seu trabalho, o Caminho Niemeyer.
As oito construções que irão se juntar ao Museu de Arte Contemporânea (MAC), no alto da praia de Boa Viagem, também de sua autoria, reunirá o maior número de obras do arquiteto no país, só perdendo para a capital, Brasília, agora patrimônio do mundo.
O teatro popular, já construído, tem capacidade para 700 pessoas, além de incorporar um palco que se abre para uma grande praça, com capacidade para 20 mil pessoas. "Será uma praça muito festiva."
A Fundação Oscar Niemeyer, que deverá reunir toda a obra do arquiteto, tem formato arrojado . De forma arredondada, é "envolta" por duas alças que irão funcionar como portas de entrada e saída da Fundação.
As obras do Caminho parecem seguir um ciclo. Há pouco mais de oito anos, Niemeyer construiu o MAC, convidado pelo então prefeito, Jorge Roberto Silveira . Já naquela época, surgiu a idéia que hoje está se materializando. Começava uma forte ligação do arquiteto com a cidade, que agora se perpetua através do Caminho.

"Niterói me interessa muito porque as obras estão muito próximas. Não são obras grandes e isso é um problema que surge na arquitetura de forma diferente. Quando há muitos edifícios em um espaço pequeno, as obras devem corresponder a um denominador plástico comum e de unidade necessária. Assim, você vai ver uma curva no teatro, você vai ver um pouco diferente em outro prédio. É uma forma de harmonizar as coisas."

Niemeyer completou em 2007 o centésimo aniversário e se mantém perfeitamente lúcido e ativo. Com motivo de seu centésimo aniversário, no dia 12 de dezembro ele recebeu a mais alta condecoração do governo francês pelo conjunto de sua obra.Vladimir Putin, presidente da Rússia, também conferiu-lhe a condecoração da Ordem da Amizade no dia 14 de dezembro, foi condecorado também como cidadão paulistano.

0 comentários: