Por que está tão caro comprar um imóvel ?



É impressionante o que vem acontecendo nas grandes cidades em termos de valorização imobiliária. Nos últimos 5 anos os preços dos imóveis cresceram acima da inflação, e este pode ser um grande problema.
Este crescimento imobiliário artificial dado pela facilidade de crédito imobiliário aumentou muito o acesso a grande parte da população na aquisição de imóveis.
Com o preço dos imóveis barato (no início do plano do governo) , a facilidade de crédito e muita gente procurando um imóvel, os investidores viram uma possibilidade de obter lucros maiores que em outras áreas e com risco zero.
Como resultado desta situação o que ocorreu durante esses anos que se passaram foi o crescimento acelerado e artificial dos preços através da especulação imobiliária, que nada mais é do que os investidores comprarem imóveis por preços menores e venderem por preços maiores.
O que vivemos atualmente talvez seja uma desaceleração deste processo , isto é, não vale mais a pena comprar e vender imóveis pois já atingimos um teto de valorização, e com isso o governo está sendo pressionado para liberar mais crédito.
Visto isto o que o governo está fazendo para continuarmos financiando imóveis cada vez mais caros? Diminuindo a taxa de juros como vemos nos comerciais de televisão, isto é, com a diminuição da taxa de juros eles podem aumentar os prazos de financiamento e manter o ritmo de crescimento, pois ainda possuímos demanda grande de pessoas sem imóveis. A tendência agora é aumentar o tempo de financiamento sem comprometer os preços dos imóveis e garantir para quem comprar um imóvel com preço alto fez um bom negócio pois ainda haverá espaço para os preços crescerem.
Só existe um problema nesta conta toda, os investidores , a maioria internacional, que hoje colocam dinheiro no mercado, podem sumir se a crise internacional afetar o Brasil. E o que acontecerá com o mercado imobiliário e o preço dos imóveis? Num primeiro momento a diminuição de crédito e uma queda suave no preço dos imóveis depois um congelamento dos preços e um ingessamento do mercado durante anos até recuperarmos o preço real dos imóveis, além de um grande impacto na economia nacional.
Entra governo, sai governo, o discurso muda mas infelizmente a política não, ela sempre favorece os poucos que tem muito e muitos que tem muito pouco e quem paga a conta ? A maioria ativa economicamente....a classe média que sustenta todo esse sistema. Abram os olhos votem com consciência, só assim poderemos exigir mudanças.



2 comentários:

Unknown disse...

Olá Luís Carlos

Ter um imóvel em nosso país ainda é um luxo para poucos.
Vim agradecer e retribuir a sua visita, obrigada.
Volte sempre me visitar.

BJ00000000....................
www.amigadamoda1.com

Anônimo disse...

hoje em dia uma casa simples custa quase milhão kkkk!!!

O povo quer ficar milionário da noite p dia!!!