Hering Store




Loja Conceito em Curaçau - Antilhas Holandesas


Esta loja representa uma das primeiras lojas internacionais da marca brasileira Hering Store, que atualmente vem crescendo no mundo das franquias brasileiras.
Este projeto acabou sendo muito interessante e me fez repensar um pouco sobre o ambiente cultural , porque apesar de se tratar de uma obra globalizada (franquias) ainda existe a questão cultural das pessoas que compram.
O conceito ainda é muito simples mas criou-se um desafio diferente, o desafio cultural do projeto, visto que os valores agregados nos acabamentos são bem diferentes, o q quero dizer é que os materiais como madeira e metais envelhecidos, presentes como conceito nas lojas brasileiras, não possuem uma boa visão de mercado em Curaçau. Para resolver este problema o conceito foi adaptado criando novos elementos em gesso e com outros tipos de materiais.
A questão é que a cultura local ainda exerce uma função fundamental na economia e que este termo globalização não passe de um mito de economistas que procuram difundir uma idéia de "melhorar " culturas ou criar uma única.

Tenda Textil




Loja Conceito em Minas Gerais


Esta loja é um conceito desenvolvido aqui no escritório. Situa-se no interior de Minas Gerais e apresenta um projeto diferenciado visto que a área é atualmente um tradicional cinema da região. Busquei tentar não agredir tanto o ambiente interno conservando alguns elementos antigos do cinema, mas como o ideal da loja é vender, este conceito se perdeu um pouco devido a intervenção do próprio dono q queria uma fachada imponente. Este projeto me fez questionar o meu posicionamento quanto arquiteto. Deveria intervir em um bem que tem uma memória local e transformá-lo em algo simplesmente que vende? Existe limite entre a vontade do arquiteto de realizar um bom projeto e o interesse do cliente em escutar-nos? É mto dificil discutir com o cliente quando o assunto pega no seu próprio bolso.

Fundação Iberê Camargo





O maior país da América Latina acolhe uma das mais novas obras de Alvaro Siza.

A fundação Iberê Camargo iniciou em 2001 a obra do museu, concebido para alojar as obras do pintor gaúcho.
Localizado em Porto Alegre, nas margens do rio Guaíba em um aclive natural, com sua arquitetura maravilhosa posta ao sol, o museu , afirma-se para o rio Guaíba e para o mundo como um marco da arquitetura contemporânea no sul do País.

Viva !

Parabéns a fundação e ao arquiteto português Alvaro Siza , por esta nova lição de boa arquitetura!

Obra: Fundação Iberê Camargo
Localização: Av. Padre Cacique, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil
Arquiteto: Álvaro Siza

projeto: 2000 - 2001
Ano da construção: 2003 - 2008
Superfície tereno: 8.250 m²
Superfície construída: 1300 m²

fonte: site plataforma arquitetura
fotografías: Grazielle Bruscato.



Logotipo ViverMetrópole


Viver Metrópole 2006


Este foi o primeiro logotipo da semana de arquitetura da Universidade Mackenzie, foi meu primeiro trabalho publicado. Logo depois foi modificado perdendo totalmente o sentido original, hoje podemos conferir-lo no site do diretório acadêmico da faculdade (DAFAM).


O conceito era muito simples, considerei a cidade como um tecido urbano e este tecido se desenrola conforme a cidade vai crescendo , através de parques, casas, apartementos , fiações, etc. O importante neste logotipo foi o de não firmar a arquitetura como o foco e sim tentar mostrar que a cidade é feita de escolhas das pessoas. A cidade representa tudo o que aquela sociedade é. Acho q este foi o conceito fundamental.


Não fico triste pela mudança do logotipo mas sim feliz pela evolução de uma semente que ajudei a plantar , a Semana de Arquitetura do Mackenzie , hoje bastante difundida nos meios de comunicação das faculdades de arquitetura.



Introdução

fonte: website fernando guerra
arquiteto: Carlos P. Velosa
Bem vindos ao meu primeiro blog de arquitetura !

Este blog não será só usado para a divulgação de meus projetos, será utilizado também para debater sobre os temas atuais de produção da arquitetura brasileira .
O nome deste blog faz referência a casa vinda como um lar. E é este conceito que eu quero passar neste site, uma área de abrigo de novas idéias fora da nossa "roda viva" ( Chico Buarque).

" A casa. Apesar de seu caráter artificial em relação às construções naturais, originalmente o homem utilizou-se de formações naturais, como cavernas, para suprimir as demandas de uma residência, porém estas estruturas tendem a caracterizar-s mais como um abrigo que como um lar. Neste sentido, a casa é entendida como a estrutura que para além de constituir-se como abrigo, define-se como uma construção cultural de uma dada sociedade."


Um grande abraço,

Luis Carlos Gomes

Arquiteto e Urbanista