Concurso de Design





Segue abaixo o memorial do projeto:

"Conjunto “Carioca”

Como todo ambiente de bar este não é diferente, isto é, aproveitando-se da sabedoria popular e da simplicidade formal busquei transformar este conhecimento em um design diferenciado. As cadeiras que mais parecem caixotes de madeira utilizados na feira ( e foram inspirados como tal) são utilizadas como assentos criando uma liberdade tanto de composição formal quanto de apropriação do espaço, podendo ser utilizado de várias maneiras como vimos nas pranchas. Esta idéia surgiu observando os bares mais populares, as pessoas realmente utilizam-se deste artificio, eu só busquei transforma-lo em design.
A mesa possui um diferencial, isto é, além dela logicamente funcionar como um espaço para se servir ela se transforma também em um espaço para guardar coisas, considerando-a como o espaço mais seguro ( geralmente no meio de um grupo de pessoas) . A alça lateral pode ser utilizada para colocar guarda-chuvas, blusas, bolsas...etc.. tudo que for para pendurar. O outro lado tem uma parte extensível e com abas que funciona tanto para se guardar coisas pequenas (moedas, cigarros, etc) como para a acomodação de novas pessoas.
O biombo inspirado no layout também apresenta essa flexibilidade, funcionando com peças que se encaixam e se alinham conforme a exigência de layout podendo se estender infinitamente. A peça é estremamente leve.
Os materiais utilizados primordialmente seriam a madeira de reflorestamento in natura mais comum e barata, o segundo material seria o aço inoxidável utilizado para a durabilidade da peça (pés das mesas).
Todas as peças de madeiras seriam cortadas com serra industrial e as juntas em aço soldadas. O fio de aço que une as peças do biombo terá diametro de ¾ de polegada."

2 comentários:

Ju Lanzarini disse...

Prezado, estou escrevendo uma matéria sobre o concurso Design de Botequim e hostaria de divulgar seu projeto. Poso usar a imagem. Pretendo citar que embora nao tenha sido classificado, vc achou ótima a idéia do concurso. Aguardo contato.

Ju Lanzarini disse...

julianamariamaia@gmail.com