Loja de Materias de Construção




Esta é uma loja de materiais de contrução que venho desenvolvendo o projeto. O programa apesar de muito extenso foi administrado com muita racionalidade e lógica, refletindo na arquitetura do próprio edificio como podemos ver pelas imagens. O sistema todo foi planejado em concreto pré moldado, isto é, desde a parte estrutural até o fechamento. A idéia é que através das condicionantes iniciais impostas pela arquitetura e topografia existente transformar o projeto em uma obra rápida e dinâmica sem desperdícios de materiais. Gostei da solução, mas ainda acho que este tipo de industria de pré moldados carecem de novas soluções e infra estrutura.

“explicit and encoded processes within design”




O título desse post refere-se ao design computacional aplicado a formas aleatórias baseadas em scripts de programas feitos por arquitetos e designers contemporâneos (AutoLisp, Rhinoscripting, MEL, Maxscript, Processing, ActionScript, Java, etc…) .

Uma nova maneira de projetar, mais próxima ao random ( aleatório) eles dizem, situações que estão fora da nossa imaginação, o inesperado , a surpresa, tudo isso baseado em uma teoria caótica.

Eles partem do kaos para gerar formas expontâneas através de sistemas paramétricos e algoritmicos para explicar problemas mais complexos como o sistema de crescimento aleatório de uma planta, etc...em outras palavras a reprodução através da matemática de sistemas formados pela natureza. Os algoritmos de crescimento, direcionamento, variaveis externas , etc. Buscam através desta linguagem interpretar de uma nova maneira o nosso espaço e aplica-los em nossa arquitetura.

Croquis




Mais que um exercicio de projeto um croqui representa toda a intenção do arquiteto e sua postura com o local do projeto e as suas idéias. Um croqui ao contrário do que muitos pensam, é muito mais que um rabisco, é também um meio de sedução muito interessante com o cliente. É através deles que reconhecemos uma boa arquitetura. Um blog que mostra isso de maneira excelente é o do "estudante" Feña Leiva . Confiram alguns de seus croquis.




Concurso de Design





Segue abaixo o memorial do projeto:

"Conjunto “Carioca”

Como todo ambiente de bar este não é diferente, isto é, aproveitando-se da sabedoria popular e da simplicidade formal busquei transformar este conhecimento em um design diferenciado. As cadeiras que mais parecem caixotes de madeira utilizados na feira ( e foram inspirados como tal) são utilizadas como assentos criando uma liberdade tanto de composição formal quanto de apropriação do espaço, podendo ser utilizado de várias maneiras como vimos nas pranchas. Esta idéia surgiu observando os bares mais populares, as pessoas realmente utilizam-se deste artificio, eu só busquei transforma-lo em design.
A mesa possui um diferencial, isto é, além dela logicamente funcionar como um espaço para se servir ela se transforma também em um espaço para guardar coisas, considerando-a como o espaço mais seguro ( geralmente no meio de um grupo de pessoas) . A alça lateral pode ser utilizada para colocar guarda-chuvas, blusas, bolsas...etc.. tudo que for para pendurar. O outro lado tem uma parte extensível e com abas que funciona tanto para se guardar coisas pequenas (moedas, cigarros, etc) como para a acomodação de novas pessoas.
O biombo inspirado no layout também apresenta essa flexibilidade, funcionando com peças que se encaixam e se alinham conforme a exigência de layout podendo se estender infinitamente. A peça é estremamente leve.
Os materiais utilizados primordialmente seriam a madeira de reflorestamento in natura mais comum e barata, o segundo material seria o aço inoxidável utilizado para a durabilidade da peça (pés das mesas).
Todas as peças de madeiras seriam cortadas com serra industrial e as juntas em aço soldadas. O fio de aço que une as peças do biombo terá diametro de ¾ de polegada."

Dinamic Architecture

A mais nova onda de Dubai: prédios que giram em torno do seu eixo central e além de tudo são considerados green buildings. O design é interessante mas acho que a falta de senso do meio ambiente são excessivos nesta construção, a poluição gerada por um projeto deste com certeza é muito maior do que a gerada por de qualquer outro tipo, tanto em nivel de ruído, poeira gerada pelas engrenagens e pelo motor, quanto pelo desastre ambiental, imaginar a turbulencia gerada pela barreira de vento, sugando aves para dentro do prédio, uma imagem estranha neste prédio de vidro que não deixa de ser inovador.

Ultragás




Este foi um showroom feito para a ultragás. Projeto e imagens foram desenvolvidos aqui no escritório por mim. A casa é projeto do arquiteto Vilanova Artigas. O conceito era evidenciar lógicamente o conceito do gás e suas instalações na casa. Acho que o resultado final foi bom.

Niemeyer se repete









Mais uma obra executada no ano ao que parece ser do arquiteto Oscar Niemeyer. Esta agora em João Pessoa. Viva as eleições!

mundo.com/mundo.sem





Um mundo sem pessoas


Pensar num mundo pós apocaliptico, sem a interferência humana, um mundo "quieto", sem pessoas se locomovendo, sem poluição, sem produção de resíduos, talvez possa ser o sonho de muitos naturalistas, e um exercicio de reflexão bastante interessante.
O livro "the world without us" faz esta reflexão bem detalhada mostrando-nos gradativamente o fim de toda essa civilização e infraestrutura que nos cerca hoje.
Para quem gosta de ficção, um prato cheio e para os mais céticos um exercício sobre a interferência humana no Planeta, o site do livro é www.worldwithoutus.com.



A Cidade de Aparecida




Um fim de semana diferente


Neste fim de semana conheci a cidade de Aparecida, um dos roteiros "turísticos " que a gente sempre promete fazer e que quase nunca temos tempo, mas por motivos religiosos acabei por ir e me impressionei com a cidade e com a influência da igreja, da religião e principalmente da fé das pessoas, vendo-as se sentirem curadas depois de irem "a cidade santa".

A Basílica de Nossa Senhora Aparecida apresenta um simbolismo muito forte ainda na mente do povo brasileiro atingindo todas as classes sociais. Diversos jogadores de futebol, famosos e artistas vão a Aparecida para pagar suas promessas.

É muito bom o sentimento dentro da cidade e da basílica, existe um sentimento de igualdade muito grande sobre aquela imensa construção, imponente pela arquitetura e pelas pessoas que se mostram mais humanas entre si. O sentimento de paz e bondade está presente.

A Basílica de Aparecida é o terceiro templo católico do mundo.

O projeto da Basílica é de Benedito Calixto de Jesus Neto, neto de Benedito Calixto, famoso por seus quadros.


Cidade da Música






O Rio de Janeiro se prepara para inaugurar mais uma obra de prestígio internacional , agora fora do habitual cenário carioca do arquiteto Oscar Niemeyer.
Christian de Portzamparc – ganhador do Prêmio Pritzker Prize em 1994 – é hoje, ao lado de Jean Nouvel (atual vencedor do pritzker price) e de Dominique Perault, um dos arquitetos mais populares na França e criador da Cidade da Música no Rio de Janeiro.
A Cidade da Música Roberto Marinho, com previsão de inauguração entre novembro e dezembro de 2008, será a nova sede da Orquesta Sinfônica Brasileira e o principal centro de espetáculos musicais do estado do RJ. Localizada na Barra da Tijuca (zona oeste), abrigará a maior sala de concertos de orquestra sinfônica e ópera da América do Sul, com até 1800 lugares.
Segue um trecho da entrevista dada ao site vitruvius em 2001:

"Nanda Eskes: Você ainda tem sonhos?

Eu sempre quis muito fazer música. Martim (artista plástico do escritório) me deu um piano e me disse que eu deveria recomeçar. A música é uma energia. Mas eu sempre estou interessado numa pergunta: “além de como sonhamos, como pensamos em arquitetura?” Temos idéias que não estão no programa, que não são frases, que não são apenas linguagem, mesmo quando a comunicamos. É algo que se passa tanto na arquitetura como na música. Trata-se de uma capacidade de dizer ou comunicar coisas sem a linguagem. Fascina-me ver o que acontece quando cessa a linguagem. Mesmo assim, toda a tradição ocidental insiste em dizer que o pensamento só se passa através da linguagem.... "

Acho que este trecho da entrevista mostra sua paixão pela música.

Obra:Casa da Música Roberto Marinho

Área do terreno: aproximadamente 95 mil m²

Área construída: 87.403 m²

Arquiteto: Christian de Portzamparc

Zaragoza Bridge Pavilion





clique na imagem para ver em tamanho real

Zaha Hadid + Patrick Schumacher
Mais uma vez a arquiteta Zaha Hadid surpreende com sua arquitetura formal! Quando o vi pela primeira vez, o Pavilhão Ponte, realmente me surpreendeu pela sua plasticidade e arrojo formal. Esta obra criada para uma exposição dedicada a água funciona como uma ponte pedonal e porta de entrada da EXPO ZARAGOZA 2008.
Além logicamente do arrojo formal existe também a inovação tecnológica que esses edifícios trazem. A membrana que envolve esta forma de secção de diamante levemente curva funciona como uma pele permeável que cria um microclima interno baseado no fluxo natural do ar.
Esta dentre muitas outras da arquiteta levam ao limite os materiais e tecnicas por nós comumente conhecidas . Um projeto nunca é igual ao outro.






texto: site a barriga do arquiteto
fotografias: fernando guerra

Agradecimentos


a casa do arquiteto


Gostaria de agradecer ao site vitruvius pela publicação do blog e especialmente ao Abilio que foi muito gentil nos emails trocados para que isso acontecesse. Obrigado e acho q mais do que nunca temos de firmar parcerias entre nosso meio para que a cada dia a nossa categoria se torne mais forte.


Um grande abraço,
Arq. Luis Santos

Cidades Brasileiras





Imagens Brasileiras
Vou começar a postar aqui no blog semanalmente ( toda segunda) imagens de algumas cidades brasileiras.
A primeira imagem refere-se ao ponto mais extremo do país e mais próximo do polo sul , o Arroio Chuí. Municipio formado por brasileiros e uruguaios e com forte imigração de arábes, principalmente de palestinos . Sua população está em torno de 6 mil habitantes e a cidade é o ponto terminal das rodovias brasileiras, mais precisamente da BR 471. A cidade fica 360 km de Montevidéo, capital uruguaia e a quase 400 km da capital Porto Alegre.


fonte: site explore vale
fotografia: www.paronamio.com

premio pritzker de arquitetura




Neste final de semana me veio a pergunta...qual seria o premio máximo da arquitetura internacional ?

E quanto a premiação nacional, qual seria ?


A primeira resposta das perguntas que me veio a mente foi o premio pritzker de arquitetura. Um prêmio de grande prestígio internacional, cujo a premiação possue um critério rigoroso de julgamento.

O prêmio foi criado em 1979 para premiar anualmente um arquiteto vivo, cujo o trabalho construído demonstre uma combinação de talento, visão e comprometimento. Foi descrito como o " Nobel da Arquitetura". Tivemos dois arquitetos brasileiros laureados com esta premiação, o primeiro Oscar Niemeyer, cujo a obra, o talento e principalmente sua visão são indiscutivelmentes dignos da premiação; o segundo arquiteto, Paulo Mendes da Rocha, que como a própria publicação feita pelo site oficial , possue principalmente um profundo conhecimento em escala e espaço e isso se reflete em suas obras e na variedade de sua produção. Dois arquitetos tupiniquins de grande repercussão internacional, para uma premiação bastante conhecida.

A segunda pergunta e um pouco mais complexa, e não me veio nada de concreto a mente, sinal de que a premiação no Brasil sobre um premio de arqutetura ainda nao esta muito bem difundida, ou seria falta de informação minha?




Oscar Niemeyer e Paulo Mendes da Rocha


Meio Ambiente


edifício corporativo Vespurcio Sur







Edificio em Santiago do Chile

O edifício projetado para a concessionaria Vespucio Sur se localiza em um predio de 4.000 m2, com frente de 40 mts sobre a encosta imponente da via concessionada.
Segundo os arquitetos, a necessidade de separar o programa em dois edifícios deu origem a solução proposta: o Corpo A, de maior altura, cuja propiedade manterá a concessionária e as oficinas gerais, o Corpo B, abrigará as oficinas de Inspeção Fiscal e Controle de Tráfico.
O sistema de vigas verticais de pinho laminado sobre a fachada sul e os brises de zinco microperfurado da fachada norte, atuam como proteção solar e contribuem pra simplificar o tratamento das fachadas maiores,ajudando a reconhecer os dois lados, e abrigar o hall interior de 22 mts de altura.
As relações funcionais e espaciais entre os dois corpos paralelos são uma das características principaís do conjunto: o espaço entre ambos entrega iluminação natural para a planta de estacionamentos, permite vistas a diferentes alturas entre ambos corpos e aproveita as relações funcionais como espaços exteriores de expansão para os dois edificios.
O circuito se completa con as circulações verticais : 2 elevadores e uma escada de serviço. O aparente excesso de circulações verticais equilibra a fragmentação das distintas áreas operacionais da companhia, facilitando e promovendo a conectividade entre as plantas .

(texto estraído do site plataforma arquitetura)


Obra: Edificio Corporativo Vespucio SurUbicación:
Autopista Vespucio Sur, Macul, Santiago, Chile
Arquitectos: +arquitectos - Alex Brahm, David Bonomi, Marcelo Leturia, Maite MartoloméArquitectos
Superficie terreno: 3.500m2Superficie construída: 4.600m2
fotografia: Giuseppe Brucculeri

clique na imagem para visualisar em tamanho real!


planta

corte transversal

detalhes

fonte: site plataforma arquitetura