Loja de Materias de Construção
“explicit and encoded processes within design”
O título desse post refere-se ao design computacional aplicado a formas aleatórias baseadas em scripts de programas feitos por arquitetos e designers contemporâneos (AutoLisp, Rhinoscripting, MEL, Maxscript, Processing, ActionScript, Java, etc…) .
Uma nova maneira de projetar, mais próxima ao random ( aleatório) eles dizem, situações que estão fora da nossa imaginação, o inesperado , a surpresa, tudo isso baseado em uma teoria caótica.
Eles partem do kaos para gerar formas expontâneas através de sistemas paramétricos e algoritmicos para explicar problemas mais complexos como o sistema de crescimento aleatório de uma planta, etc...em outras palavras a reprodução através da matemática de sistemas formados pela natureza. Os algoritmos de crescimento, direcionamento, variaveis externas , etc. Buscam através desta linguagem interpretar de uma nova maneira o nosso espaço e aplica-los em nossa arquitetura.
Croquis
Concurso de Design
Segue abaixo o memorial do projeto:
"Conjunto “Carioca”
Como todo ambiente de bar este não é diferente, isto é, aproveitando-se da sabedoria popular e da simplicidade formal busquei transformar este conhecimento em um design diferenciado. As cadeiras que mais parecem caixotes de madeira utilizados na feira ( e foram inspirados como tal) são utilizadas como assentos criando uma liberdade tanto de composição formal quanto de apropriação do espaço, podendo ser utilizado de várias maneiras como vimos nas pranchas. Esta idéia surgiu observando os bares mais populares, as pessoas realmente utilizam-se deste artificio, eu só busquei transforma-lo em design.
A mesa possui um diferencial, isto é, além dela logicamente funcionar como um espaço para se servir ela se transforma também em um espaço para guardar coisas, considerando-a como o espaço mais seguro ( geralmente no meio de um grupo de pessoas) . A alça lateral pode ser utilizada para colocar guarda-chuvas, blusas, bolsas...etc.. tudo que for para pendurar. O outro lado tem uma parte extensível e com abas que funciona tanto para se guardar coisas pequenas (moedas, cigarros, etc) como para a acomodação de novas pessoas.
O biombo inspirado no layout também apresenta essa flexibilidade, funcionando com peças que se encaixam e se alinham conforme a exigência de layout podendo se estender infinitamente. A peça é estremamente leve.
Os materiais utilizados primordialmente seriam a madeira de reflorestamento in natura mais comum e barata, o segundo material seria o aço inoxidável utilizado para a durabilidade da peça (pés das mesas).
Todas as peças de madeiras seriam cortadas com serra industrial e as juntas em aço soldadas. O fio de aço que une as peças do biombo terá diametro de ¾ de polegada."
Dinamic Architecture
Ultragás
mundo.com/mundo.sem
A Cidade de Aparecida
Cidade da Música
Acho que este trecho da entrevista mostra sua paixão pela música.
Obra:Casa da Música Roberto Marinho
Área do terreno: aproximadamente 95 mil m²
Área construída: 87.403 m²
Arquiteto: Christian de Portzamparc
Zaragoza Bridge Pavilion
Zaha Hadid + Patrick Schumacher
Agradecimentos
Cidades Brasileiras
premio pritzker de arquitetura
edifício corporativo Vespurcio Sur
Edificio em Santiago do Chile
O edifício projetado para a concessionaria Vespucio Sur se localiza em um predio de 4.000 m2, com frente de 40 mts sobre a encosta imponente da via concessionada.
Segundo os arquitetos, a necessidade de separar o programa em dois edifícios deu origem a solução proposta: o Corpo A, de maior altura, cuja propiedade manterá a concessionária e as oficinas gerais, o Corpo B, abrigará as oficinas de Inspeção Fiscal e Controle de Tráfico.
O sistema de vigas verticais de pinho laminado sobre a fachada sul e os brises de zinco microperfurado da fachada norte, atuam como proteção solar e contribuem pra simplificar o tratamento das fachadas maiores,ajudando a reconhecer os dois lados, e abrigar o hall interior de 22 mts de altura.
As relações funcionais e espaciais entre os dois corpos paralelos são uma das características principaís do conjunto: o espaço entre ambos entrega iluminação natural para a planta de estacionamentos, permite vistas a diferentes alturas entre ambos corpos e aproveita as relações funcionais como espaços exteriores de expansão para os dois edificios.
O circuito se completa con as circulações verticais : 2 elevadores e uma escada de serviço. O aparente excesso de circulações verticais equilibra a fragmentação das distintas áreas operacionais da companhia, facilitando e promovendo a conectividade entre as plantas .
(texto estraído do site plataforma arquitetura)
Obra: Edificio Corporativo Vespucio SurUbicación:
Autopista Vespucio Sur, Macul, Santiago, Chile
Arquitectos: +arquitectos - Alex Brahm, David Bonomi, Marcelo Leturia, Maite MartoloméArquitectos
Superficie terreno: 3.500m2Superficie construída: 4.600m2
fotografia: Giuseppe Brucculeri
clique na imagem para visualisar em tamanho real!
planta
corte transversal
detalhes
fonte: site plataforma arquitetura