competição
LOJA BACANA
Segue acima uma loja bem legal e com um espaço bastante limitado ( estreito) e com um resultado final impressionante. O arquiteto neste projeto tomou partido desta linearidade para criar nichos variando a altura de cada ambiente. As cores marcantes como podemos ver são o branco e o marrom escuro das madeiras, criando um ambiente extremamente organizado, simples e bonito.
Visual Merchandising
Um novo conceito de loja
Este é um novo conceito de loja que venho trabalhando . Neste projeto desenvolvi desde o logotipo,papelaria até o layout da loja . A idéia do projeto era criar uma arquitetura clean porém que não fosse muito luxuosa, de caracter mais popular, por isso procurei fugir um pouco de acabamentos como inox e cores com tons neutros. O resultado é uma loja de um design popular e moderno.
Entrevista para revista
Segue abaixo um trecho da entrevista dada a revista IP&C:
"
O que é, no seu entender, uma comunicação visual eficiente em uma padaria? Quais elementos a compõem?
Uma comunicação visual eficiente é aquela que demonstra de maneira clara a localização dos produtos e serviços para o cliente, além de ajudar a criar ambientes mais interessantes e divulgar a marca.
A Lei Cidade Limpa, cujo objetivo é reduzir a poluição visual em São Paulo, criou algum tipo de limitação significativa para o desenvolvimento de uma comunicação visual ideal nas padarias, notadamente no que diz respeito às fachadas, à afixação de cartazes e banners e à divulgação de marcas de fornecedores nos logos externos? Por favor, comente?
Não quero julgar a Lei Cidade Limpa como algo ruim para as panificadoras. A lei surgiu na verdade para resgatar o caracter arquitetônico da fachada e diminuir a poluição visual.
Um bom projeto de arquitetura, de fachada ajuda como dito anteriormente a visualizar melhor a loja e a criar uma identidade visual .
Um bom exemplo disto são lojas como habibs e o mc donalds, que com a nova lei sofreram poucas alterações , isto é, eles não necessitam tanto da comunicação visual para atingir o cliente com sua identidade.
Que cuidados devem ser tomados com a sinalização do ambiente e por quê?
Um dos principais cuidados com a sinalização é o que se refere a poluição visual , isto é, não se pode sair pela padaria colocando placa em tudo, deve-se estabelecer um critério para poder compor um projeto de comunicação visual coerente, afinal muita informação torna-se nenhuma.
Quais são as suas recomendações para se fazer exposição mais atraente dos produtos numa padaria?
Uma boa idéia para expor produtos em uma padaria é demonstrar a grande variedade e a qualidade dos produtos fabricados por ela. Para que essa exposição fique eficiente e chame a atenção, deve-se criar uma seqüência lógica na exposição, por exemplo separar entre doces e salgados, pelo tamanho, pelo tipo, etc..então dentro desta separação criar um foco e uma exposição diferente para os produtos que tem por exemplo um alto valor ou são de época, algo que surpreenda o consumidor na hora de visualizá-lo.
Em termos de iluminação, o que costuma funcionar melhor?
Geralmente em uma padaria deve-se utilizar-se uma iluminação com cores quentes com lâmpadas mais amareladas. Nas áreas de atendimento uma lâmpada mais forte pode ser utilizada para que o cliente possa ver melhor todos os produtos comercializados. Na área ode está a parte da lanchonete recomendo geralmente uma luz mais fraca que trás uma sensação mais agradável e de conforto, recomendo o uso de lâmpadas dicróicas ou halógenas.
Um bom projeto de iluminação sempre contribui para melhorar a distribuição e ambientação da padaria.
Como decorar de forma agradável esse tipo de ambiente?
Para uma padaria é sempre bom que os corredores sejam confortáveis, que a área de atendimento seja suficiente para o cliente ser atendido rapidamente e nas áreas de maiores permanência como a lanchonete é sempre bom reforçar no conforto pois será o espaço onde o cliente vai passar a maior parte do tempo.
O ideal para uma padaria é que exista um percurso dentro da loja onde o cliente é orientado para os ambientes e finalmente para o caixa.
Qual o impacto e a influência da mídia eletrônica interna (monitores de LCD e LED) na comunicação visual da padaria?
A mídia eletrônica veio para auxiliar e renovar o conceito de comunicação visual, afinal a interação que antes era obtida por cartazes e folhetos , hoje pode ser visto nas tvs de lcds que além de um instrumento de divulgação dos produtos pode ser utilizada como um excelente meio de ofertas e promoções relâmpagos por exemplo. Este tipo de mídia veio para ficar e cada vez mais acharemos novos usos para ela.
Que atenção deve ser dada à decoração da padaria quando o assunto é estimular as vendas no contexto de promoções especiais e em épocas de comemoração, tais como Páscoa, Natal, Copa do Mundo etc.?
É importante nestas datas que o panificador decore sua loja para que o cliente entre no clima da data . Estas datas ajudam a impulsionar as vendas e o cliente entra na padaria esperando pela decoração e os produtos de época, então nada melhor que satisfazer o desejo dele, decorar um ótimo ambiente e aproveitar a oportunidade de vender mais.
O que, especificamente, sua empresa oferece para auxiliar os panificadores a realizar uma comunicação visual mais eficiente e uma decoração mais agradável e, ao mesmo tempo, “vendedora” da padaria?
Sou profissional autônomo e liberal , trabalho com arquitetura e comunicação visual de varejo, geralmente trabalho integrando a arquitetura com a comunicação visual gerando cadernos detalhados do que está sendo projetado e construído, além de imagens digitais que ajudam bastante na hora do cliente entender o projeto. Acredito que uma fórmula de sucesso entre o empreendedor e o arquiteto está na transparência e no entendimento do que o cliente necessita , e é através desse pensamento procuro realizar meus projetos. "
Entrevista concebida em janeiro de 2010