Roberto Burle Marx






Arquiteto, pintor, escultor, paisagista. Assim viveu até 1994 um dos maiores artista plástico brasileiro.


Sua participação na definição da Arquitetura Moderna Brasileira foi fundamental, tendo participado das equipes responsáveis por diversos projetos célebres. O terraço-jardim que projetou para o Edifício Gustavo Capanema é considerado um marco de ruptura no paisagismo brasileiro. Definido por vegetação nativa e formas sinuosas, o jardim (com espaços contemplativos e de estar) possuía uma configuração inédita no país e no mundo.


Loja de Material de Construção




Segue o projeto da loja de material de construção agora com parte do mezanino instalado. A fachada agora está visível para a rua devido derrubada do muro frontal do terreno e pintura das portas. A instalação de uma caixa dágua de 45.000 l tomou boa parte do cronograma devido ao solo estar localizado numa região onde o lençol freático é bem próximo da superfície. Foi feito uma laje para assentar a caixa dágua no chão e para evitar futuros problemas de afundamento. O mezanino como podemos ver está tomando forma.


.

Kowloon City





Um dos endereços com maior densidade humana no mundo localizava-se na China, mais precisamente em Hong Kong.
Este bairro surgiu devido a um processo de densificação sem qualquer instrumento e normas de implantação, levando apenas em conta o gabarito de altura e a proximidade com o aeroporto.
Com o passar dos anos a inadequação, o crescimento acelerado e a falta de controle do Estado levaram a demolição desta área, dando lugar para um parque.
A lição que Kowloon nos deixa é que a cidade compacta, em geral, é muito melhor do que cidades dispersas, porém seus problemas sociais, higiênicos e físicos são muito mais complexos, e para isso devemos nos munir de um planejamento urbano bem elaborado, sem que submetam a população a um estilo de vida claramente subumanas, afinal não é raro encontrar fragmentos de Kowloon City nas nossas próprias cidades.

.