Croquis




Mais que um exercicio de projeto um croqui representa toda a intenção do arquiteto e sua postura com o local do projeto e as suas idéias. Um croqui ao contrário do que muitos pensam, é muito mais que um rabisco, é também um meio de sedução muito interessante com o cliente. É através deles que reconhecemos uma boa arquitetura. Um blog que mostra isso de maneira excelente é o do "estudante" Feña Leiva . Confiram alguns de seus croquis.




Concurso de Design





Segue abaixo o memorial do projeto:

"Conjunto “Carioca”

Como todo ambiente de bar este não é diferente, isto é, aproveitando-se da sabedoria popular e da simplicidade formal busquei transformar este conhecimento em um design diferenciado. As cadeiras que mais parecem caixotes de madeira utilizados na feira ( e foram inspirados como tal) são utilizadas como assentos criando uma liberdade tanto de composição formal quanto de apropriação do espaço, podendo ser utilizado de várias maneiras como vimos nas pranchas. Esta idéia surgiu observando os bares mais populares, as pessoas realmente utilizam-se deste artificio, eu só busquei transforma-lo em design.
A mesa possui um diferencial, isto é, além dela logicamente funcionar como um espaço para se servir ela se transforma também em um espaço para guardar coisas, considerando-a como o espaço mais seguro ( geralmente no meio de um grupo de pessoas) . A alça lateral pode ser utilizada para colocar guarda-chuvas, blusas, bolsas...etc.. tudo que for para pendurar. O outro lado tem uma parte extensível e com abas que funciona tanto para se guardar coisas pequenas (moedas, cigarros, etc) como para a acomodação de novas pessoas.
O biombo inspirado no layout também apresenta essa flexibilidade, funcionando com peças que se encaixam e se alinham conforme a exigência de layout podendo se estender infinitamente. A peça é estremamente leve.
Os materiais utilizados primordialmente seriam a madeira de reflorestamento in natura mais comum e barata, o segundo material seria o aço inoxidável utilizado para a durabilidade da peça (pés das mesas).
Todas as peças de madeiras seriam cortadas com serra industrial e as juntas em aço soldadas. O fio de aço que une as peças do biombo terá diametro de ¾ de polegada."

Dinamic Architecture

A mais nova onda de Dubai: prédios que giram em torno do seu eixo central e além de tudo são considerados green buildings. O design é interessante mas acho que a falta de senso do meio ambiente são excessivos nesta construção, a poluição gerada por um projeto deste com certeza é muito maior do que a gerada por de qualquer outro tipo, tanto em nivel de ruído, poeira gerada pelas engrenagens e pelo motor, quanto pelo desastre ambiental, imaginar a turbulencia gerada pela barreira de vento, sugando aves para dentro do prédio, uma imagem estranha neste prédio de vidro que não deixa de ser inovador.